terça-feira, fevereiro 24, 2015

E o Sol voltou a brilhar

        Quando cheguei em casa e dormi uma noite inteirinha em minha cama no dia seguinte o sol brilhava novamente. Acordei bem, o enjoo praticamente tinha acabado, aquele incomodo no estomago tinha sumido, Mas estava começando outro desafio.
        Me alimentar é sempre um desafio, por enquanto. Acordei cedo comecei de copinho em copinho daqueles de café seguindo as ordens da nutri, Iogurte, gelatina, caldo, gelatina, iogurte, caldo, gelatina, água de coco. troquei muitas vezes a gelatina por geladinho e ou leite puro.
       O desafio era conseguir enjerir 200 ml a cada 2 horas num total 1500 a 2000 ml por dia com golinhos de água nos intervalos. IMPOSSÍVEL.... pra mim.
       A primeira semana foi ótima, a cada quilo eliminado eu ficava mais feliz, o q era na faixa de um quilo por dia. Na segunda semana voltei a cozinhar para as crianças, coisas fáceis pq ficar em pé me cansava muito. O duro é não poder experimentar se está bom de sal.
       Nessa faze eu estava tomando antibiótico, a proteína em pó e a vitamina de alta absorção, tudo liquido, e ainda o lisador ecaaaaa. Meu maior desconforto era na hora de dormir, parecia q aquela hora começava a incomodar o estomago, mas eu não reconhecia esse incomodo como dor, mas mesmo assim comecei a tomar o lisador na hora de dormir e deu certo, passava o desconforto.
        O maior medo nessa época é de que os grampos do estomago se soltem, então aprendi a ter medo da ingestão de qualquer coisa inclusive os líquidos, qualquer dorzinha de gases eu ficava apreensiva. Cheguei a sonhar que tinha comido sem querer rs.
       Uma coisa muito boa é q a fome acabou, o estomago não sente nem fome nem satisfação, o único cuidado eh pra não enche-lo demais.
        Meu intestino funcionou todos os dias, as vezes mole, as vezes duro, um cheiro horrível q eu nem sei de onde vinha. Muito xixi, cada refeição tinha q fazer xixi. Muitos, muitos gases, cada gole de liquido parecia q eu engolia ar junto.
       Depois de 15 dias eu estava feliz por ter sobrevivido e ja ter passado o pior q era a cirurgia.
     

quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Dia da alta

        Operei dia 26 de janeiro e recebi alta dia 29 de janeiro, fiquei um dia a mais no hospital pra poder passar com minha nutri na quinta feira sem ter que viajar de novo.
         No dia da alta e no dia anterior foi liberado o chá, a água de coco, e a água, tudo q eu não gosto, mas tentei dar golinhos o dia todo porque a meta de 50 ml a cada meia hora eu não consegui alcançar nenhuma vez. Ainda me sentia muito enjoada, odeio chá, água de coco só gosto bem gelada e de coco de verdade, de caixinha não gosto, e a água mineral tinha gosto de ferrugem. Então só dei golinhos mesmo. Não sentia fome, nem vontade.... só enjoo.
        O cirurgião me deu alta ao meio dia, meu marido já estava lá com as crianças, ai q saudade da minha pequena, chorei, eu ainda muito ruim de enjoo e um incomodo muito grande no abdômen, ainda parecia q eu não conseguia respirar, fomos para casa da mãe de uma amiga linda q eu amo rs, e ficamos lá até a hora da consulta. Essa mãe da minha amiga,  foi minha segunda mãe, passou um tempo comigo no hospital, tentou por vezes me acalmar e viu meus faniquitos impacientes sem saber o q fazer pra me acalmar, eu tenho q agradecer muitas pessoas q me ajudaram a passar por tudo, mas essa minha amiga q é minha irmã faz anos e a mãe dela foram muito importantes nesse processo. OBRIGADA AMO VCS.
        Bem, passei na nutri e ela liberou a primeira dieta totalmente liquida, não via a hora de chegar em casa e começar essa dieta. Na dieta consta, iogurte light dissolvido na água, leite desnatado dissolvido em água também, gelatina diet, geladinho de suco de fruta dissolvido, suco de fruta natural dissolvido e o caldo de carne, frango ou legumes. Nisso eu via meu paladar sendo aguçado, finalmente por gostos atraentes. Tudo isso com hora certa e em pequenas porções de 50 ml a cada meia hora.
        Ainda sofri mais um pouquinho até chegar em casa. Mas a hora que chegamos e eu deitei na minha cama, com meus lindos travesseiros,,,, parece q foi tudo melhorando e eu tive uma noite maravilhosa de sono.

sábado, fevereiro 07, 2015

O dia seguinte da cirurgia

        Acordei super enjoada no dia seguinte, mas foi o momento de levantar, tentar fazer mais xixi e tomar banho, um pouco antes disso me deram um remédio pra dor q me fez passar muito mal, eu suava frio e tinha ânsias de vomito, mas não vomitava porque estava com o estomago vazio. Senti isso mais umas 2 vezes até o cirurgião retirar esse remédio.
       Tomei um banho delicioso, com um pouco de dificuldade de ficar em pé e muito enjoo. Mamãe me ajudou a secar e colocar roupa. 
        Nesse dia foi a primeira vez q tive q trocar o soro de lugar, não me importo q me furem toda, eu só não gosto que fique chuchando a agulha lá dentro pra achar a veia, e isso todas fizeram.
        Foi nesse dia q comecei a me sentir muito mal, um desconforto muito grande, uma aflição de não achar posição naquele colchão horrível com aqueles travesseiros super desconfortáveis, aqueles remédios que me deixavam com um gosto terrível na boca mesmo sendo aplicados na veia, tentava não pensar muito, mas sabia q tinha um dia inteirinho a mais pra ficar naquele lugar desconfortável, com um enjoo q não passava com nada.
        Não pude deixar de me arrepender de ter feito a cirurgia nesse dia, pensava o que estava fazendo ali, como não fui capaz de fazer dieta e exercícios e tive que me enfiar naquela situação onde eu não tinha controle sobre a situação, estava a merce de enfermeiras na maioria estagiarias q não sabiam nada sobre mim e parece que não acreditavam q eu não estava me sentindo bem. Vinham me dar remédio pra enjoo nos poucos momentos em q eu estava bem ou dormindo e quando eu tinha enjoo não podiam me dar o remédio pq não tinha dado o horário ainda. Nem preciso falar q pela primeira vez odiei ficar no hospital.
        Nesse dia meu cirurgião liberou 200 ml de água pra eu beber durante o dia todo de 50 em 50 ml no máximo. Consegui beber bem pouco, mal conseguia sentir o cheiro da água, sim a água mineral q me serviram no hospital tinha cheiro e gosto. Tudo em mim sentia demais, muito calor, muito frio, muito cheiro ruim, todo cheiro me enjoava naquele hospital até do micropore, 
        Mais uma noite sem dormir, porque mesmo sem dor e sem enjoo, porque quando durmo passa, as enfermeiras vinham aplicar os remédios porque tinha dado a hora, 

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Enfim Gastroplatizada

        Quando acordei estava no centro de recuperação, um lugar onde, nesse hospital, ficam todas as pessoas operadas esperando passar a anestesia, até as mamães. Eu estava com a cama bem inclinada, com oxigênio no nariz, coberta porque essa sala é bem gelada, minhas pernas enfaixadas até os joelhos e um massageador em cada perna. Isso é para evitar a trombose para quem não sabe rs.
        Ainda sonolenta ja disse "enjoada" e a enfermeira ja disse q iria aplicar dramim, perguntou se eu estava bem e disse q assim q eu acordasse bem voltaria para o quarto. Não demorou nada para isso acontecer e logo fui para o quarto encontrar minha mamãe que me acompanhou em tudo.
        Os pontos estavam todos cobertos, eu estava tomando soro direto e de tempo em tempo recebia uma medicação no soro, remedios pra dor, por isso não senti dor nenhuma, omeprazol, profenid, antibiotico. Nunca soube q omeprazol na veia service pra melhorar o estomago rs.
        O primeiro dia foi tranquilo, pq voltei pro quarto as três horas da tarde e passei o resto do dia cochilando. Bem de noite veio uma enfermeira me levar pra fazer xixi, mas eu não sentia vontade e só consegui fazer umas gotinhas.
        Passaram sonda durante a cirurgia, e tiraram antes de eu acordar.
        Nessa noite ainda reclamei de falta de ar ao tentar dormir e colocaram oxigênio em mim novamente. Dormi bem na medida do possível, de tempo em tempo entrava uma enfermeira pra ver como eu estava e medicar.
       

terça-feira, fevereiro 03, 2015

O grande dia

Sete horas da manha eu ja estava internada, como no dia anterior tinha comido muito mamão,não conseguia parar de ir ao banheiro. Ateh q chegou uma enfermeira e me pediu para tomar um banho sem pressa e passar bastante sabonete. Fui no banheiro mais uma vez antes do banho e me demorei no chuveiro. A enfermeira voltou, aferiu pressão, temperatura e peso. Pesei nessa hora 123, 00, e vai ser a partir desse peso q vou contar os quilos eliminados...

Vieram me buscar de maca e me levaram para o centro cirurgico, fiquei um tempo dentro da sala de recuperação e uma enfermeira veio me fazer algumas perguntas, durante esse pequeno tempo q ja estava internada, umas 3 pessoas vieram me fazer as mesmas perguntas.... vc eh alergica a algum medicamento? Vc toma algum remedio? Vc tem pressão alto? Diabete? ...

Enfim fui levada para o cc tiraram meu avental e me arrestei para a mesa... tinha um monte de apoio para cabeça e ombros, enquanto uma enfermeira pegava minha veia a outra colocava o suporte dos braços e assim q a enfermeira conseguiu o anestesista ja colocou a mascara para eu começar a inalar ... fui sentindo uma moleza e não vi mais nada. Meu cirurgião ja tinha ido me dar um oi, e parece q quando o vi fiquei ainda mais calma.... eu não estava mais com medo nem ansiosa, quando deitei na maca parecia q todo o tempo de ansiedade, preocupação e medo q senti durante uns meses tinha sumido e eu sabia q com a graça de Deus tudo iria dar certo.

domingo, fevereiro 01, 2015

Dieta pré cirurgica

No primeiro dia da dieta estava liberado bolacha salgada e doce sem recheio, além das frutas raspadinhas, sopas leves, sucos e chas. Nesse dia quse devorei um pacote inteiro de bolacha salgada, mas me controlei rs.
No segundo dia aguentei bem, comi direitinho e a balança ja ia diminuindo antes mesmo da cirurgia.
O terceiro dia foi o pior, estava muito mesmo querendo comer, mas como ja viajei pra Limeira nesse dia no hotel não tinha minha geladeira rs. Então me comportei direitinho.

Não me senti fraca, não é uma dieta dificil, mas meu estomago ainda estava faminta por gordices.
Ainda não tinha caido a ficha e parecia q não era verdade q ja ia acontecer comigo. Mesmo eu me preparando para internar na manhã seguinte.